TESTON ACONTECE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Campanha de Doação de Medula Óssea busca possíveis doadores em Cianorte

 

A Teston Mecanização Agrícola, juntamente com Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Cianorte, estão realizando uma campanha de Doação de Medula Óssea – que busca destacar a importância da atualização do cadastro de doadores já inscritos no banco e buscar novos possíveis doadores.

Qualquer pessoa entre 18 e 56 anos, com boas condições de saúde, pode comparecer ao Hemepar (Av. Santa Catarina 423 ao lado da agência dos Correios), onde preencherá uma ficha cadastral e coletará uma pequena amostra de sangue. Os dados irão integrar o banco de dados REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea)/ Constantemente o sistema informatizado realiza o cruzamento com os dados de pacientes à espera de um transplante. Em caso de compatibilidade, o doador é chamado para complementar os exames e realizar a doação.

O transplante de medula é indicado a pacientes com doenças como leucemias, mielomas e linfomas, quando não respondem ao tratamento com quimioterapia ou radioterapia. Porém, a chance de compatibilidade entre não aparentados é de 1 em 100.000.

Caso haja compatibilidade com um paciente enfermo, o doador será contactado, passará por alguns exames de procedimento padrão e, por fim, se deslocará até a cidade para a doação – com custos, obviamente, pagos pelo governo.

A doação pode ser feita de duas formas:

1. A retirada da medula óssea é feita em centro cirúrgico sob anestesia. Por punção é colhida cerca de 10% da medula óssea dos ossos da bacia. O processo não prejudica o doador, causando apenas um desconforto na região. Suas células são regeneradas em poucos dias;

2. Coleta de células-tronco por aférese (separação): primeiramente, o doador recebe um medicamento para estimular a migração das células-tronco da medula óssea para a circulação sanguínea. No dia da doação, por meio de punção em veia do braço do doador, o sangue é aspirado gradativamente para um kit estéril e descartável instalado em um equipamento. Por centrifugação, parte das células-tronco é separada para uma bolsa do kit, enquanto os demais componentes do sangue retornam continuamente para o doador, em um processo altamente seguro.

A CAMPANHA

A Teston organiza anualmente esta campanha de incentivo à doação. Neste ano de 2019, o mote “Compartilhe mais do que um post. Compartilhe o melhor de você”, visa chamar a atenção das pessoas na região para a importância de ter a iniciativa de ir até o local e se cadastrar.

“Hoje em dia, as pessoas estão muito acostumadas a compartilhar futilidades e acabam esquecendo que as redes sociais são ferramentas que podem servir para o bem da humanidade. Mais do que isso, queremos que elas saiam da frente do Facebook e Instagram, para irem até lá para ajudar de fato – e não só apertar o botão e compartilhar no seu perfil. É um desafio que fazemos”, explicou a gestora de Recursos Humanos da Teston, Fabiana Vilani.

Serviço
Campanha de cadastro de doadores
Data e horário: 14 de setembro de 2019, sábado, das 8h às 12h
Endereço: Hemepar Cianorte – Av. Santa Catarina 423 – Zona 1.